A bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Liliana Sousa, esteve reunida com as equipas de várias Misericórdias, nos distritos de Faro e Coimbra, no âmbito de um ciclo de visitas institucionais que visou reforçar a proximidade com as entidades no terreno e o papel dos nutricionistas em diferentes contextos. Esta ronda de visitas às Misericórdias de Ílhavo e Cantanhede, Albufeira e Portimão decorreu nos meses de junho e julho, respetivamente.

Segundo nota informativa da Ordem dos Nutricionistas (ON), “a relevância crescente dos nutricionistas no setor social ficou bem demonstrada, bem como o papel destes profissionais na gestão e supervisão do fornecimento de refeições em contexto coletivo e a atuação na área clínica e comunitária no Serviço Nacional de Saúde”.

No dia 16 de junho, a bastonária visitou a Misericórdia de Ílhavo, a Universidade de Aveiro e a Unidade Local de Saúde Entre Douro e Vouga, destacando, na nota publicada, estas “oportunidades únicas para testemunhar boas práticas e conhecer os desafios e preocupações atuais da profissão, nomeadamente os estágios de acesso à profissão”.

Dando continuidade às visitas, Liliana Sousa esteve na Misericórdia de Cantanhede e na Cáritas Diocesana de Coimbra, no dia 18 de junho, considerando-as “duas instituições com múltiplas respostas, que acompanham todas as fases do ciclo da vida”. Em particular, contactando com diferentes especificidades da nutrição, desde a “alimentação coletiva à nutrição clínica”.

No mês de julho, a representante da ON rumou ao Algarve para conhecer de forma mais próxima o trabalho dos profissionais da região, focando-se na “importância da integração da nutrição em diversas atividades, nomeadamente nas políticas locais de saúde”. Aqui, teve oportunidade de interagir com diferentes abordagens, ao nível dos cuidados de saúde primários, cuidados hospitalares, em contexto privado, e em equipamentos do setor social.

No terceiro dia, Liliana Sousa foi recebida pela provedora da Santa Casa de Albufeira, Patrícia Seromenho, e equipa em Olhos de Água, onde funcionam diferentes respostas. Desta interação, a ON reconheceu a aposta “na qualidade da alimentação e no acompanhamento nutricional prestado aos utentes”. Seguiu-se uma visita ao hospital da Misericórdia de Portimão, onde a bastonária conheceu, numa reunião com o provedor João Correia e duas nutricionistas da equipa, a dinâmica de trabalho nas vertentes clínica e comunitária.

Voz das Misericórdias, Ana Cargaleiro de Freitas